Read more »
Os cartões multicaixa dos bancos comerciais angolanos passam a ser válidos para fazer levantar dinheiro também no estrangeiro.
A garantia é da empresa EMIS, que assinou um memorando de parceria com a empresa internacional Mastercard, para permitir que os bancos comerciais angolanos passem a emitir cartões de pagamento de débito multimarca denominado “Multicaixa/Mastercard”.
Estes cartões de acordo com os responsáveis, passam a ser usados em Angola e no exterior do país.
De acordo com o site da EMIS, essa parceria vai permitir a coexistência de duas marcas em um único cartão de pagamento, emitido pelos bancos comerciais angolanos, o que significa que sempre que o cartão de débito multimarca for utilizado em território nacional será considerado como “cartão de débito Multicaixa”.
O administrador da EMIS, Joaquim Caniço, que falava à RNA, garantiu que alguns bancos comerciais já começaram a emitir os cartões Multicaixa/Mastercard.
Explicou que quando o cartão for utilizado no estrangeiro será considerado “cartão de débito Mastercard”, estando sempre todas as operações ligadas à conta de pagamento do seu titular.
Deste modo, o Multicaixa/Mastercard tem a vantagem de aceitação universal, constituindo-se num instrumento de pagamento de utilização mais cómodo para os utilizadores.
O economista Mário Bernardo aplaude a medida, considerando-a como sendo uma solução prática que vem aliviar a vida dos angolanos e reduzir a pressão sobre as divisas.
Por sua vez, o economista Afonso Malaca entende que este passo vem ajudar na internacionalização do sistema financeiro angolano.
A EMIS é a empresa interbancária de serviços que gere a Rede Multicaixa e a Câmara de Compensação Automatizada de Angola (CCAA), que contempla o Sistema de Gestão de Cartões de Pagamento (Multicaixa), o Sistema de Transferências a Crédito (STC), o Sistema de Compensação de Cheques (SCC), o Sistema de Débitos Directos (SDD) e o Sistema de Transferências Instantâneas (STI).
Já a Mastercard é uma empresa multinacional norte-americana de serviços financeiros, fundada em 1966
0 Reviews